terça-feira, 19 de maio de 2015

Analisando Thanos

Hoje estaremos analisando um dos seres mais poderosos dos quadrinhos, famoso pelo seu sarcasmo e sinismo perante heróis e/ou grupos de heróis fortíssimos, dado o tamanho e magnitude de seu poder, assim como, inteligência privilegiada, tropas e impérios a seu favor. Estamos falando de Thanos, um dos poucos Big Boss da Marvel, rivalizando seu poder apenas com Galactus e Os Celestiais, seres cósmicos deste aclamado universo.

Para os fãs mais antigos deste personagem, a menção no game de Arcade - Marvel Super Heroes, faz todo o sentido. O Ultra aqui vai tentar explorar um pouco mais a aparição do Super-Vilão neste jogo icônico de meados da década de 90.

Marvel Super-Heroes:


Este game foi um dos que marcaram a fase áurea dos fliperamas da década de 90. A primeira impressão que gerava no player da época era de espanto pela qualidade da arte aplicada neste jogo, bem como as cores, música, ambientação, tudo era perfeito. A medida que se seguia derrotando inimigos, o jogador passava a adquirir pequenas pedras coloridas que ofereciam ao personagem vários poderes extras favorecendo-o drasticamente na luta.
Estas pedras são as tão aclamadas Gemas do Infinito, mas não parava por aí, pensávamos nós, jovens padawans, que aquilo era apenas um extra do jogo pra melhorar a jogabilidade; de fato era. MAS, eis que surge aquele ser rocho, estranho, forte, em um templo cósmico, erguendo sua luva e adquirindo todas as suas preciosas gemas, unindo-se estas naquela luva amarela, a Manopla do Infinito. Naquele momento você já pensava...deveria ter comprado mais fichas. Era hora de enfrentar Thanos com todo o seu poder.











O Ultra quis fazer esta introdução à você leitor, porque acredita que este game, por mais simples e limitado que possa parecer nos dias de hoje, sintetiza, com fidelidade, praticamente 70% de tudo o que o personagem representa. Até este momento, Thanos estava atrelado à histórias clássicas da década de 70 e 80 que poucas pessoas conheciam, à partir daqui, a sua influência começou a crescer entre os gamers e fãs da Marvel.

Origem de Thanos:


Thanos nasceu em uma lua chamada Titã, filho de A'Lars e Sui-San, pertencentes à uma raça de seres poderosos, denominados Eternos. Mas quando veio ao mundo, Thanos apresentava uma grande diferença em relação aos seus semelhantes. Seu organismo era diferente, apresentava traços distintos dos demais, tendo pele rocha e protuberâncias em sua boca e partes do corpo, gerando a repulsa de sua mãe em querer criar aquele bebê, Thanos era um mutante de seu mundo.

As atrocidades proferidas por Thanos começaram cedo em sua vida, quando ainda criança, teve contato com aquela que seria sua perseguidora, cúmplice e amante por toda a vida, a Morte. Por influência da Morte, Thanos arquitetou a maior parte de seus planos malignos, como forma de homenagem e honra à esta entidade, acreditando ser capaz de um dia casar-se com ela e juntos dominarem o universo. Por esta crença, sem fundamento ao olhar de muitos, Thanos recebe o apelido de Titã Louco por aqueles que o temem.


Os fatos mais macabros sobre o super-vilão  dizem respeito com sua família. Obcecado pela Morte, Thanos mata sua mãe Sui-San, seu pai A'Lars, seus próprios filhos, bem como as respectivas mães e destrói seu planeta natal, a Lua Titã, em meio a uma busca sem sentido pela sua Deusa.
Mais tarde ele terá uma filha, Nebulosa. Percebendo o poder natural que ela apresenta, decide treiná-la militarmente e aperfeiçoá-la geneticamente para servir-lhe como  guarda-costas, assim como sua filha adotiva Gamora.







A Manopla do Infinito:



A Manopla do Infinito é um artefato cósmico criado por Thanos para controlar o poder das 6 gemas do infinito, objetos estes que descendem de antes da criação do universo, sendo um dos maiores mistérios do Universo Marvel.
Uma vez que esta Manopla esteja completa, ou seja, portando todas as gemas, ela confere ao seu portador um poder equivalente ao de uma divindade, tamanha a magnitude de energia reunida, bem como as habilidades distintas das gemas, sendo unidas em um só centro.
Assim, este seria o plano perfeito de Thanos para dominar todo o universo existente e subjugar qualquer forma viva que nele habitasse.

As Gemas do Infinito:

Aqui iremos dissecar cada uma das Gemas do Infinito que compõem a Manopla do Titã Louco:

1 - Azul = Espaço (retratada como a gema púrpura no desenho, mas no Marvel Cinematic Universe ela recebe a cor azul), apresenta as habilidades de: Deformar e rearranjar o espaço, criando portais por entre o universo; Permitir a existência do portador em qualquer lugar ou ambiente; Mover qualquer objeto por qualquer parte pelo universo.

2 -  Vermelha = Realidade (retratada na figura como amarela, lembrando novamente que estamos nos orientando pelo Marvel Cinematic Universe), permite ao seu portador a capacidade de: Realizar qualquer desejo, podendo apresentar natureza trágica para o equilíbrio do universo, dependendo da vontade de seu mestre.

3 - Amarela = Mente (novamente nos orientando pelo Universo Cinematográfico Marvel), permitindo: Aumento da capacidade mental; Controle mental; Acesso às mentes simultaneamente.

4 - Laranja = Tempo, com os poderes de: Permitir ao portador o controle total do tempo, ou seja, presente, passado e futuro; Pode criar prisões temporais, aprisionando inimigos ou até mundos inteiros em ciclos temporais infinitos.

5 - Verde = Alma, permite ao portador o poder de manipulação de almas, tanto dos vivos como dos mortos.

6 - Púrpura = Poder (retratada na figura como a gema vermelha), apresenta os poderes de: Permite o acesso a toda a energia existente ao redor do portador; Fornece a multiplicação da força do portador; A gema aumenta seu poder na presença das outras 5.

Conclusão:


Concluímos diante desta análise que dotado da Manopla do Infinito, completa com todas as gemas do infinito, Thanos se torna o ser mais poderoso de todo o Universo Marvel, sendo capaz de derrotar inclusive Galactus (O que Galactus faria diante da Gema do Tempo? Ou do Poder?)

Enfim, é dever dos heróis mais poderosos da Marvel de impedirem este poderoso e maligno ser de se tornar o controlador deste artefato cósmico de infinito poder.

Agradecemos pela leitura e atenção.

Um grande abraço!



Nenhum comentário:

Postar um comentário