quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Dica de Quadrinhos: Batman A Piada Mortal



























Sim meus amigos, hoje estaremos dissecando esta fabulosa HQ criada pelo gênio Alan Moore (roteiros) e Brian Bolland (desenhos). Considerada uma das melhores histórias em quadrinhos do mundo, criada em 1988 quando Alan Moore escrevia pela editora DC Comics. Inicialmente, Brian Bolland teve a ideia de criar um trabalho sobre seu super-vilão favorito, o Coringa, daí entrou em contato com seu amigo Alan e os dois firmaram uma excelente parceria que veio a culminar com a obra " A Piada Mortal". Aclamada pela crítica especializada, esta HQ explora o lado psicológico da loucura existencial do Coringa, revelando uma das origens mais incríveis e trágicas dos quadrinhos.

Nesta história temos Batman reflexivo sobre o histórico de lutas mortais entre os dois, sendo que até hoje ambos sobreviveram a todas elas, deixando um rastro de morte e desespero por onde ocorreram. Batman sabe que mais cedo ou mais tarde um ou outro irá morrer em uma destas batalhas. sendo assim, vai até o Asilo Arkhan ter uma última conversa sincera com seu pior inimigo.

Para a surpresa e desespero de Batman o Coringa fugiu da prisão e está à solta novamente em Gothan City. Fazendo jus à preocupação de Batman, o Coringa esta armando o seu plano fatal, aquele que culminará em uma enorme tragédia na vida dos parceiros mais próximos de Batman.

Vai até a casa do detetive James Gordon para sequestrá-lo e atira na coluna de Bárbara Gordon, aleijando-a. Como não bastasse a barbárie, tira as roupas de Bárbara e tira uma série de fotografias que mais tarde usará em seu maquiavélico plano.

Este fato ocorrido nesta HQ é tido como decisivo na cronologia do universo de Batman. A partir daí, futuramente, Bárbara que era a Batgirl passa a se tornar o Oráculo.

Devido a situação em que se encontra após os acontecimentos de A Piada Mortal, Bárbara Gordon que já era uma especialista em sistemas computacionais, passa a se dedicar integralmente na luta contra o crime, continuando a ajudar Batman por meio de acesso a dados exclusivos, hackeando informações sigilosas de dados bancários, informações exclusivas de investigações da polícia entre outras atividades envolvendo investigação e criptografia.

Se o Coringa sabia que Barbara era a Batgirl isso permanece um mistério, visto que seu objetivo maior era afetar Jim Gordon.

Apesar de toda essa tragédia envolvendo esta passagem, Batman busca, a todo custo, trazer de volta o homem antes de se tornar um louco, psicopata, gênio do crime.

Por meio desta HQ iremos perceber que esta intenção justa de Batman acaba se tornando ineficaz contra toda a loucura psicológica que habita no Coringa. Mesmo que, por um breve momento de diálogo, o lado humano do monstro possa fazer aparecer um resquício de respeito e admiração.

Enfim, Batman A Piada Mortal é uma das mais impressionantes histórias sobre o mundo de Batman que já foram feitas. Nela, Alan Moore conseguiu deixar a mensagem maior de que, talvez, a diferença entre uma pessoa louca e uma normal, seja apenas um dia ruim em sua vida......Talvez isso realmente faça sentido, para o Coringa e Batman isso fez.






















Obrigado pela leitura!!! Feliz 2016!

4 comentários: