quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Homem - Aranha

 O que dizer do Super-Herói mais rentável da história dos quadrinhos. Simplesmente genial o conceito criado encima do carismático lançador de teias e escalador de paredes.
 Homem-Aranha se tornou um fenômeno de público e crítica ao longo dos anos. Aqui vemos a prova do que é uma história e caracterização bem feitas de um personagem, pois, Peter Parker atravessa as décadas sem se tornar ultrapassado ou taxado como herói de velhas gerações.

Seu conceito, seu formato, os diálogos e a realidade de sua história são geniais e completamente atuais! Aqui no Ultra iremos viajar um pouco na história deste que é, sem dúvida, uma das maiores obras do universo pop já criadas.

Origem do Personagem:

Peter Parker é um estudante de 15 anos do Ensino Médio, que mora com sua Tia May e seu Tio Ben em uma casa simples e modesta. Precisa trabalhar para ajudar nas despesas de casa e é apaixonado por ciências e tecnologia, se tornando um prodígio em sua escola, com boas notas e participando de várias feiras de ciências à convite de seus professores.

Constantemente humilhado pelos colegas por ser esforçado nos estudos e, principalmente, muito tímido para se enturmar, Parker é um sonhador e solitário adolescente que deseja um dia fazer coisas grandiosas para o mundo.

Inesperadamente em uma visita à uma feira de demonstração de equipamentos de manipulação radioativa, Peter foi picado por uma aranha carregada de radiação. O veneno da aranha modificado pelo elemento radioativo espalhou por todo o corpo de Parker causando, nos primeiros momentos, muito enjoo e dormência. Logo após este efeito colateral, percebeu que podia fazer coisas incríveis como saltar a longas distâncias, subir em paredes e também apresentava força sobre-humana.


Percebendo que havia adquirido tais poderes pela aranha que o picou, ele adota o nome de Homem-Aranha. Analisando a necessidade de saltar por arranha-céus e torres de Nova York, o adolescente gênio desenvolve para si um lançador de teias, feito de uma liga resistente de seda e resina em sua fórmula, assim, não seria necessário caminhar pelo solo em perseguições ou fugas.

Seus primeiros atos foram de arrecadar dinheiro para auxiliar nas despesas da casa de seus tios. Entrou para um clube de luta-livre para ganhar dinheiro fácil. O jovem era imbatível e sua fama começava a crescer. Parker acreditava que seria um astro da televisão.



Infelizmente, em uma dessas lutas, Parker já com um ego maior do que ele próprio, após uma apresentação para um programa de TV, deixa um ladrão escapar pelo estúdio, dizendo que aquela não era responsabilidade dele mas, sim, dos policiais.

Por ironia do destino, o mesmo ladrão que ele havia deixado escapar, ataca seu tio no final daquele dia. No ato do assalto o ladrão dispara contra ele matando-o. Aquela foi uma lição que Peter Parker aprendeu  da forma mais trágica e dura possível, " com grandes poderes vem grandes responsabilidades" e isso ele iria levar pelo resto de sua vida.

A partir daí, o Homem-Aranha se dedicou inteiramente em salvar os mais necessitados a qualquer custo. Levando a justiça aos oprimidos, incansavelmente, todos os dias.




Piores Inimigos:


Duende Verde: Norman Osborn, um dos cientistas e empresários mais influentes de Nova York, Norman estava desenvolvendo um super-soro em sua Companhia, a Oscorp, quando, acidentalmente, sua fórmula explodiu em seu rosto, inalando o gás que se soltava do soro. O princípio ativo do composto químico libertou sua dupla personalidade ensandecida, aumentando sua força e resistência corporal, se autoproclamando o Duende Verde, sem sombra de dúvidas o pior inimigo do Homem-Aranha. Tanto que este descobre a identidade secreta do herói e atormenta sua vida particular ao limite de matar sua namorada Gwen Stacy.


Venom:  Primeiramente antes de Venom existia o simbionte alienígena, uma estrutura viscosa, elástica e viva que possui uma origem desconhecida. Esta estrutura além de possuir vontade própria também assimila a psique e forma do seu hospedeiro. Existem várias versões de como o simbionte chega à Terra. Algumas histórias afirmam que veio do espaço e caiu em um meteoro, outras dizem que veio da Lua, entrando escondido na cápsula espacial de astronautas e também, a versão da HQ Guerras Secretas onde o Homem-Aranha encontra o ser alienígena assimilando seu uniforme e o tornando mais poderoso do que nunca.

O interessante sobre o traje simbiótico de Parker é que este começa a induzir o herói a se tornar um homem violento e enraivecido, fazendo coisas que nunca tinha feito antes. Como última decisão desesperada, Parker vai até o grande sino de uma igreja e expulsa o simbionte de seu corpo, sabendo que este é vulnerável ao som.

Inesperadamente, na igreja, estava Eddie Brock, ex-colega de Parker do Clarim Diário (famoso jornal da cidade) onde foi lamentar sua vida de fotógrafo freelancer mal sucedida. O simbionte percebeu o ódio que Brock guardava por Peter e assimilou isso a seu favor como vingança ao Cabeça de Teia, nascia assim o Venom.

Como viveu no corpo de Peter por um longo período, o simbionte sabia tudo da vida particular do Homem-Aranha, se tornando assim, um dos maiores pesadelos na vida do Herói.

O Lagarto: O Doutor Curt Connors se torna uma das maiores aberrações já vistas quando se transforma no Lagarto. Este monstro almeja controlar todo o esgoto da cidade de Nova York e replicar a mesma experiência que fez com seu corpo, agora em toda a população da cidade, para que se tornem lagartos humanóides.

Curt Connors era um cientista dedicado e pai de família mas não possuía um braço e este fato o deixou obcecado em descobrir uma fonte de pesquisa que buscasse a solução para a perda de membros. Ele chega muito perto de uma fórmula definitiva para sua deficiência, mas algo sai terrivelmente errado. Talvez por um erro de cálculo, seu membro se regenera por completo mas também traz a tona o Lagarto em toda sua brutalidade e perversão.



Kraven: O maior caçador do mundo decide caçar aquela que será sua maior conquista, o Homem- Aranha. Mas a tarefa se mostra cada vez mais impossível de ser realizada. Kraven com o tempo se torna obcecado pelo Herói, querendo a todo custo cumprir seu objetivo de vida, mas fracasso após fracasso o levam à beira da loucura e da morte. Este comportamento do caçador é explorado na HQ de grande sucesso Homem-Aranha - A Última Caçada de Kraven.






Doutor Octopus: Gênio da ciência, o Doutor Otto Octavius se mostrou um prodígio em sua área desde o início de seus estudos passando pelas melhores faculdades como o melhor de sua turma de colegas cientistas. Já como Doutor em Física Nuclear, desenvolveu seu equipamento que será a sua marca registrada, os quatro braços mecânicos ligados por uma cintura de metal em seu abdómen, utilizando-os para manipular materiais radioativos. Após o falecimento de sua mãe, Otto passa a trabalhar de maneira descontrolada em seu setor de pesquisa, humilhando seus colegas e se tornando cada vez mais solitário em seu trabalho, até que um dia acontece uma explosão por um descuido seu e sofre um grave acidente, ligando para sempre os seus tentáculos em seu corpo pela sua coluna cervical, com isso sua mente se torna transtornada levando-o a uma loucura megalomaníaca, se tornando um dos maiores inimigos do Homem-Aranha.


Marcas Históricas:


Revista mais vendida da história dos quadrinhos (Spider-Man nº1 - 1990);

Super-Herói mais rentável da história do cinema, arrecadando um total de $ 3,96 bilhões de dólares;

A revista Amazing Spider-Man nº 583 de 2009, bate o recorde de 1990 e se torna a publicação mais vendida do século XX / XXl;

Uma edição original de Amazing Fantasy - 1962, trazendo a primeira aparição do Super-Herói foi leiloada por $ 1,1 milhão de dólares, se tornando a segunda HQ mais valiosa do mundo (a primeira é uma edição de 1938 da Action Comics trazendo a primeira aparição do Superman - $ 1,5 milhão de dólares).




" A Amazing Fantasy corria sérios riscos de ser engavetada. Se as pessoas não gostassem, e daí? A revista ia ser cancelada mesmo. Vamos colocá-lo (O Aranha) na última edição. Fizemos isso, a revista saiu e nos esquecemos dela. Meses mais tarde depois que recebemos os números de vendas, Martin veio até mim (irônico) e disse, Stan, lembra daquele seu personagem Homem-Aranha, de quem nós gostamos tanto? Que tal fazer uma série só dele? E foi assim que aconteceu."    -  Stan Lee




Obrigado pela leitura!!

Grande abraço!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário