quarta-feira, 7 de outubro de 2015

A Mente de Deadpool


Maluco, doente mental, tagarela, super-herói, super-vilão, mercenário, assassino. Este é Deadpool, um dos personagens mais peculiares do Universo Marvel. Compreender a história deste personagem é tão complexo quanto entender sua personalidade, ou seja, praticamente impossível.

Wade Wilson foi vítima do projeto conhecido como Arma X, o mesmo que transformou Wolverine no que ele é hoje. Na verdade, serviu como voluntário no projeto, não encontrando outro recurso para que seu câncer fosse curado. Mas o que se seguiu foram torturas e tormentos, criando traumas que o acompanhariam por toda vida.

Sofrendo várias complicações e efeitos colaterais no processo, Wade saiu deformado da experiência que introduziu um super fator de cura em seu corpo, mas, por outro lado, lhe conferiu sérios transtornos mentais.

Após esta experiência é introduzido pelo governo canadense para operações secretas de busca e eliminação de alvos pré-determinados. Neste trabalho, Wade foi incorporado em uma equipe de outras cobaias do Projeto, como o cyborgue Slayback.

Já de início, Wade mata Slayback porque não tinha ido com a cara do sujeito. Posteriormente é desligado do Projeto Arma X por incompetência e inadimplência, sendo remanejado para um hospício. Neste ponto o governo havia decidido que a condição mental deste poderia se tornar uma grande ameaça.

Sob o pretexto de receber tratamento Wilson é enclausurado neste hospício onde foi severamente torturado com experiências e excentricidades do doutor paranóico Killbrew e seu assistente Ajax.

Neste local, os pacientes criaram um jogo chamado "Deadpool", que consistia em criar apostas para saber qual seria o próximo a morrer nestes terríveis experimentos.

Wade sobreviveu a todo o tipo de tortura que poderia ser perpetrada pela mente ensandecida dos doutores psicóticos. Por fim acaba fugindo daquele inferno, agora adotando o nome de Deadpool para agir como mercenário em favor daqueles que pagarem mais.


A Personalidade de Deadpool:



Deadpool é fã de chimichangas (comida mexicana), é obcecado pela Golden Girl Bea Arthur (uma antiga atriz de cinema), possui transtornos psicóticos, é esquizofrênico, ama e odeia, ao mesmo tempo, todos ao seu redor. Viajou para realidades paralelas e encontrou suas cópias, de acordo com a distorção existencial de cada mundo. Entre elas estão, um cachorro (Dogpool), uma mulher (Lady Deadpool), uma cabeça zumbi (Headpool) até mesmo uma versão de Wolverine para o maluco (Poolverine). Acredita-se que estas versões representem a existência de Deadpool original, ou seja, uma grande demonstração da loucura existencial do personagem.Nada disso faz sentido, assim como ele próprio, herói/vilão/anti-herói, sei lá.


Sua relação com a Morte:



Além de toda a loucura atribuída ao personagem, foi proposto que a entidade Morte do Universo Marvel seria apaixonada por ele. Dado que, Deadpool, através de seu incrível fator de cura, está desafiando esta monstruosidade desde o período de membro do projeto Arma X, chegando, em alguns momentos a conversar com a própria (talvez o nível de desequilíbrio mental seja tanto que se torne capaz dessa façanha).

Acontece que esta relação extra-carnal acabou incomodando um outro personagem que também possui relação com a entidade, estamos falando de nada menos que Thanos, o Titã Louco, um dos seres mais poderosos  de todo o Universo Marvel.

Este ser perseguiu a Morte por quase toda sua longa existência, se tornando obcecado por ela (assim como Deadpool pelas Golden Girls) e sabendo que havia um concorrente, determinou que Deadpool se tornaria imortal para que jamais viesse a encontrar com sua amada novamente. Este trecho da história do personagem é motivo de muita controvérsia entre os leitores. Alguns apoiam outros odeiam este roteiro. O que se torna divertido disso tudo é que, no fundo, nada se pode levar muito a sério quando se explora a vida do mercenário piadista.


Sua relação com Cable:



Deadpool constantemente está entrando em contato com vários X-Men durante suas missões como, Vampira, Wolverine (já recebeu contrato para matá-lo, não conseguindo), Colossus entre outros. Mas o único com quem teve uma ligação mais duradoura, se aproximando quase de uma amizade verdadeira, foi de seu antigo inimigo Cable.

Cable é um mutante vindo do futuro, ele é filho de Scott Summers, o Ciclope (líder dos X-Men). Neste futuro, o mundo é assolado pelo domínio do Super-Vilão Apocalipse, seu pior inimigo. Apocalipse implanta seu tecnovírus no corpo de Cable para transformar este em um de seus Cavaleiros do Apocalipse mas não consegue terminar a experiência. O fator mutante de Cable interrompe parcialmente a ação do vírus, ficando alojado em seu braço esquerdo e parte do tórax.

Cable se une a Deadpool para impedir que uma organização terrorista espalhasse o vírus Façade pelo mundo. Nesta operação, tiveram de cruzar seus DNA's por meio de teletransporte para que sobrevivessem à exposição ao vírus. Nisto Deadpool fica curado temporariamente de sua deformação pelo corpo causada por seu super fator de cura. Após Cable resolver a situação, se desfaz do material contaminado e tudo volta ao normal, separando sua ligação genética com Deadpool e este voltando a ser horrendo como sempre.


Posteriormente, Deadpool se une novamente à Cable para ajudá-lo a impedir que informações sigilosas do futuro vazassem por uma organização criminosa de mutantes. A Providência, uma ilha construída por Cable que guardava essas informações tinha sido atacada. Um destes criminosos era Dentes de Sabre e Deadpool enfrenta o Super-Vilão em uma batalha mortal.
No fim as sigilosas informações foram recuperadas.


Conclusão:

Deadpool se torna um dos personagens mais estranhos já criados (se não for o mais estranho). Seu carisma e sua forma de agir, geram uma mistura de amor e ódio entre seus leitores/telespectadores. Mas acima de tudo é um dos mais icônicos personagens do gênero. A liberdade criativa que o herói permite é única e isso faz dele, querendo ou não, algo absolutamente genial!!



2 comentários: