quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Homem-de-Ferro




























Gênio, bilionário, playboy e filantropo. Estas são algumas características que distinguem um dos Super-Heróis mais carismáticos da história. Carregando uma legião de fãs em todo o mundo, o Engenheiro Industrial Tony Stark com seu humor sarcástico e com suas incríveis idéias tecnológicas, muito a frente de seu tempo, é hoje um fenômeno de público e crítica através de seu alter ego, o Invencível Homem-de-Ferro.



Tony Stark é um gênio em sua área de atuação, considerado uma das maiores mentes do Universo Marvel e um dos Super-Heróis mais poderosos dentro da armadura do Homem-de-Ferro, sendo esta, a arma mais poderosa da Terra.

Tony utiliza esta incrível criação como seu traje de proteção e ataque. Armada com poderosos Raios Repulsores, Mísseis, Metralhadora, Feixe de Laser entre tantas outras invenções bélicas que saem da mente de Stark.

É um dos membros fundadores dos Vingadores (Os heróis mais poderosos da Marvel) ao lado de Capitão América, Bruce Banner, Thor, Viúva Negra, Gavião Arqueiro e Nick Fury (Diretor da Shield).

É o CEO das Indústrias Stark, o legado industrial deixado por seu pai, o gênio da tecnologia Howard Stark.






Indústrias Stark:


Inicialmente, sob o comando de Howard Stark nos anos 60 e 70 as Indústrias Stark inovaram no campo de armamento e soluções bélicas, tendo como maior cliente o Exército dos EUA. Após a ascensão de Anthony Stark à presidência da Empresa, os ações dobraram de valor, assim como, o nível de inovação cresceu exponencialmente graças a genialidade de Tony. Após a tragédia que culminará no surgimento do Homem-de-Ferro, as Indústrias Stark mudam drasticamente de postura diante de seu mercado, se tornando uma fabricante de soluções energéticas auto-sustentáveis e patrocinando entidades filantrópicas pelo mundo.
Uma forma encontrada por Stark para apagar os erros do passado da Empresa, envolvidos com guerras e morte.


As Indústrias Stark são hoje a referência mundial em energia sustentável e lideram o ranking de Empresas Tecnológicas mais importantes existentes no Planeta.


Reator Arc:


Principal tecnologia que permitiu a criação da armadura do Homem-de-Ferro por Tony Stark.
Única no gênero, este aparato eletrônico inicalmente em sua primeira versão (Tony Stark o construiu em uma caverna! Gerando a inveja e cinismo de seus rivais e colegas engenheiros) era capaz de gerar energia da ordem de 9 giga joules por segundo ou 9 Giga Watts, capaz de energizar uma cidade inteira por 15 minutos. Com tamanha capacidade energética e sem emitir poluentes o Homem-de-Ferro implementa a era da energia sustentavel no Planeta.




Armadura do Homem-de Ferro:


Este poderosíssimo traje de combate apresenta as seguintes características:


 - Resistência ampliada;

 - Armadura composta de cerâmica e aço com placas de titânio e estrutura leve de fibra de vidro;

 - Total controle remoto por gestos, telepatia ou Jarvis (Friday - novo sistema de comando após a criação do Visão);

 - Cada componente possui repulsores próprios operados independentemente quando é desmontado;

 - Vôo supersônico com capacidade de altitude suborbital para cada componente;

 - Bateria: Reator Arc miniatura energizado por elemento Howard Stark (elemento químico descoberto por seu pai para correção dos efeitos causados pelo elemento Paládio).

 Armas: Repulsores nas palmas das mãos; Jato concentrado; Lasers nos pulsos; Mísseis anti-armadura.


Conflitos com o Capitão América:








 Várias foram as vezes em que estes dois Super-Seres entraram em conflito, sejam eles por ideais ou por ações inimigas. Isto se deve ao fato de existir uma disputa natural sobre a liderança da super-equipe Os Vingadores entre Tony Stark e Steve Rogers.

Suas diferenças muitas vezes são por opiniões divergentes sobre o futuro da equipe ou a proteção mundial. Fato esse mostrado no filme Os Vingadores - A Era de Ultron pela Marvel Studios, onde Stark e Rogers estão em posições opostas sobre a criação de um novo tipo de sistema de proteção global.

Nas HQ's os dois Super-Heróis já se enfrentaram na história Tales of Suspense - O Poder do Homem-de-Ferro, de 1964, onde o Super-Vilão conhecido como O Camaleão se disfarça de Capitão América e ilude Stark, fazendo com que os dois se enfrentem e o Capitão América luta para provar a Tony Stark que ele é o verdadeiro Steve Rogers.


Agora, sem sombra de dúvidas, o duelo mais importante entre os dois foi Guerra-Civil, uma batalha que mexeu com todo o Universo Marvel dividindo o mundo dos Super-Heróis em dois lados (os que apoiam o Homem de Ferro e/ou os que apoiam o Capitão América).

Como comentado neste Blog pelo post " Conhecendo o Capitão América", A Guerra-Civil foi uma batalha de Super-Heróis travada por conflitos de ideologias. O lado pró-registro defendido por Stark e o lado contra-registro defendido por Rogers. O conflito de ideais leva estes Super-Heróis até as últimas consequências, se tornando, por um breve momento, os piores inimigos um do outro. Tony Stark apoiou o lado de registro dos super-seres com o objetivo de existir um controle e uma ordem dentro do grupo de super-heróis. Isso em virtude de todas as consequências para a população humana diante das atitudes dos super-seres, evitando assim, o máximo de baixas inocentes. Mas, diante da dura realidade, algo sai fora do controle e toda a ideologia prevista por Stark cai por terra.


Diretor da S.H.I.E.LD.:



Após os eventos da Guerra-Civil, Tony Stark é eleito pela ONU para presidir a maior corporação de estratégia e logística do mundo, o órgão conhecido como SHIELD, ou, a força operacional mais efetiva do mundo.

Durante seu mandato, tendo carta branca para realizar suas ações, mantém a busca pelos Super-Heróis contrários aos registros do governo. Além de expandir os negócios e a influência das Indústrias Stark.

Nesta fase tem-se um duelo incrível contra Ezequiel Stane, filho de seu antigo rival o ex-diretor das Indústrias Stark, Obadia Stane. Ezequiel planejava destruir toda a Corporação das indústrias de Stark, assim como o próprio. Este relato é encontrado na HQ Homem de Ferro - 5 Pesadelos, de 2008 escrita por Matt Fraction e desenhada por Salvador Larroca.


Armadura HulkBuster:




















Esta incrível armadura foi construída no intuito de enfrentar o Hulk caso este monstro saísse do controle de Bruce Banner. É uma armadura externa que protege e amplifica os poderes da armadura interna do Homem de Ferro. Apresenta raios repulsores de altíssima potência, jatos concentrados nos pés, joelhos e tórax da imensa armadura para garantir agilidade e estabilidade durante o vôo. É alimentada por dois Reatores Arc duplicando a potência garantida para o abastecimento da HulkBuster.




Tony Stark sabe perfeitamente que não é capaz de derrotar o Hulk em definitivo, dada tamanha força existente neste ser, força esta que aumenta de forma exponencial à medida em que o Hulk se enfurece. A HulkBuster é apenas uma medida de contenção para atrasá-lo. No filme de 2015 em Vingadores - A Era de Ultron, esta icônica armadura é chamada de Verônica. Sendo um sistema acionado por satélite em órbita da Terra. Verônica foi projetada por Stark juntamente com Bruce Banner para contenção do Hulk. A intenção de que seja acionada em órbita é voltada para a otimização de tempo de montagem. Visto que o Hulk pode atacar em qualquer local do Planeta.





Conclusão:




O Homem de Ferro é um dos maiores gênios da história dos quadrinhos, animações e cinema. Inspirou e inspira milhares de fãs a se interessarem cada vez mais por tecnologias e engenharias, tamanha é a influência deste Super-Herói que,após o surgimento de seu primeiro filme solo de sucesso absoluto, Homem de Ferro, de 2008, iniciou-se a nova era da Marvel, conquistando seu primeiro estúdio de cinema independente, o Marvel Studios, rivalizando com gigantes como FOX e Sony e, em vários casos, superando ambos.

Tony Stark dentro de sua armadura se torna um dos Super-Heróis mais poderosos de todos os tempos. A ficção do universo do Homem de Ferro se mistura com a realidade e, com certeza, este é o maior trunfo na história deste personagem, criado pelo gênio da Marvel Stan Lee e pelo desenhista Don Heck em 1963.


Agradecemos sua leitura!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário