segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Conhecendo o Capitão América



Steve Rogers, mais conhecido como o Capitão América, uma lenda viva dentro do Universo Marvel. Defensor da Justiça e da Lei à qualquer custo. Representado como o maior herói da Marvel. Líder dos Vingadores, disputando este posto apenas com o Homem de Ferro. Capitão América se viu passando por duas eras muito distintas dentro da história da humanidade. Uma, datada do século 20, em plena Segunda Guerra Mundial, onde o propósito de sua criação se deu graças ao conflito global iminente. A outra, no século 21, onde teve seu corpo descongelado (após sua última missão de guerra em 1945, seu avião cai no Pólo Ártico, ficando desacordado. Cai no mar congelado, permanecendo conservado no gelo até os dias atuais) para uma nova era de heroísmo e luta pela justiça, junto de novos Super-Heróis e novos desafios, envolvendo tecnologia, dimensões espaciais e magia, enfrentando Super-Vilões que seriam capazes de obliterar o planeta em uma batalha por conquista. Conheçam hoje, o grande Capitão América!




Origem do Personagem:



Steve Rogers nasceu em 1918 e sempre apresentou pouquíssimo porte físico para trabalhos braçais, mas, mantendo sempre seu sentido de justiça e proteção aos oprimidos. Os poucos amigos que tinha já sabiam que ele era especial, de alguma maneira.

Quando o conflito da Segunda Guerra Mundial estourou, Steve se voluntariou para servir como Fuzileiro das Forças Armadas Americanas, sendo, obviamente, rejeitado pelo exército com seu pedido. Por sorte, um grande cientista do governo que trabalhava juntamente ao exército, viu em Steve um indivíduo em potencial. Acreditando na honestidade do jovem, este Doutor quis lhe dar uma chance única e muito especial, logicamente, podendo ser trágica pelo fato das pesquisas ainda não terem sido completadas com êxito. Esta oportunidade era de se tornar uma cobaia de um experimento militar supersecreto financiada pelo Governo Americano como solução para o fim da guerra, a criação de um exército de Supersoldados.


Logo após o teste bem sucedido realizado no laboratório secreto do Dr. Abrahan Erskine, Steve Rogers sai do experimento completamente modificado, corpo, reflexos, velocidade e força apresentam agora níveis sobre-humanos, estes novos dons farão parte de toda a vida do jovem guerreiro a partir de agora. Um espião nazista infiltrado, tenta sabotar todo o projeto matando o Dr. Abrahan e todos que puder, estando ao seu alcance. O Dr. perece, mas Steve consegue capturar o intruso. Antes que fale qualquer coisa,  este, mastiga uma cápsula de cianeto e morre em ato de envenenamento. Steve perceberia que a guerra já havia ultrapassado as fronteiras dos campos de batalha.

Com este primeiro ato, Steve recebe o reconhecimento do Governo como sendo um experimento bem sucedido e, sendo o único exemplar do Projeto do Supersoldado, agora serviria aos propósitos de defesa da nação, em todos os sentidos da palavra.


Inicialmente, para seu desgosto, trabalhou apenas como propaganda de guerra. Viajando entre os estados Norte-Americanos para divulgar e servir de motivação para novos alistamentos militares, como sendo um protótipo do que virá a ser um novo símbolo patriótico. Após esta missão, pisou pela primeira vez em solo europeu para realizar apresentação de motivação para soldados em serviço na Guerra. Percebendo que suas funções estavam fugindo de seu propósito principal (a defesa da pátria e do mundo contra os nazistas), Steve parte a contragosto de seus superiores em uma missão de resgate de tropas americanas, mantidas prisioneiras por uma facção especial nazista, a HIDRA, também para servir como prova de que estava mais do que preparado para combate em campo. A missão foi um sucesso, a tropa foi resgatada com pouquíssimas baixas. Seu ato heróico foi um sucesso entre as tropas, em pouco tempo todos já comentavam sobre o Capitão América e suas missões bem sucedidas. Neste ínterim, Steve já entraria em contato com aquele que seria seu pior inimigo, o Caveira Vermelha, líder da HIDRA, este nazista fanático, conhecedor e estudioso de ciências ocultas e também caçador de relíquias de prestígio histórico e/ou de poderes místicos, tentou criar uma cópia do Soro de Supersoldado usado em Rogers, mas, sem a genialidade do Dr. Abrahan, cometeu sérios erros de cálculo, acarretando em severos efeitos colaterais em seu corpo, como, pele avermelhada por todo o corpo e rosto praticamente queimado internamente pela ação do efeito metabolizante em seu organismo. Mas, em contra partida, adquiriu superforça e reflexos similares aos do Capitão América, tornando-se assim, um rival à altura do Super-Herói.

O Caveira Vermelha é um dos maiores sociopatas e possui uma das maiores mentes criminosas do Universo Marvel. Fundou a HIDRA, sua facção radical nazista que não mais atendia aos propósitos do Fuhrer mas apenas os dele, arquitetou inúmeros planos para acabar com o Capitão América e suas equipes de heróis e foi a mente por trás da investida final que liquidou quase todos os heróis do planeta, finalmente derrotando seu arqui-rival, o Capitão América. Esta passagem apocalíptica sobre o futuro do Universo Marvel é contada na HQ Wolverine - O Velho Logan (Old Man Logan), onde Wolverine é um dos poucos Super-Heróis que sobrevivem ao ataque arquitetado pelo Caveira Vermelha com o apoio de uma super liga de vilões, não deixando chances para os heróis mais poderosos da Terra.

Além destas passagens, dá-se o crédito pelo descobrimento do Cubo Cósmico ao Super-Vilão, que, através de pesquisa intensa voltada para localizar o artefato, varreu toda a Europa com suas tropas até encontrar o local do esconderijo milenar.

O Cubo Cósmico foi usado por Caveira Vermelha inúmeras vezes para derrotar o Capitão América, além de ser uma arma/ferramenta cósmica de imenso poder usada por Thanos e por muitos outros Super-Vilões do espaço e de dimensões paralelas. Por meio do artefato é possível abrir janelas espaço-temporais e utilizar o teletransporte, além de conferir imensa capacidade de conhecimento ao seu portador.

O Escudo do Capitão América: 

O escudo do Capitão é uma das armas mais impressionantes já criadas. Projetado por Howard Stark, o pai de Tony Stark, seu design é projetado para que possa desenvolver trajetórias aéreas por meio de arremesso em percursos cíclicos, ou seja, apresenta o efeito bumerangue.

Além disso, sua resistência é praticamente infinita, podendo aguentar um golpe direto do Mjolnir, o martelo de Thor. O escudo foi projetado usando uma liga de metal com Vibranium e Adamantium (o mesmo metal que reveste o esqueleto de Wolverine), tornando este objeto, talvez, o mais resistente em todo o universo. O metal Vibranium possui grande variedade de propriedades de utilização, tendo estrutura molecular estável e capaz de refletir energia de impacto recebido. Com ele, Steve Rogers se torna praticamente invencível, tendo resistido à combates com adversários muito mais fortes que sua condição física, como Ultron e Loki por exemplo.

O Soldado Invernal:

O Soldado Invernal foi um grande rival do Capitão América, disputando contra ele em níveis de força e inteligência tática. Assim como o Capitão que possui o escudo de metal, o Soldado possui o braço de metal que amplifica sua força, podendo duplicar ou triplicar essa força. Hoje é um grande aliado do Capitão, pois sua verdadeira identidade é Bucky Barnes, amigo de infância de Rogers, que foi alvo de experiências terríveis com seu corpo, além de lavagem cerebral e processo de congelamento para conservação de seu corpo.

Este personagem surgiu como um agente da antiga União Soviética que perseguia e eliminava agentes da SHIELD (organização militar secreta sob o comando do general Nick Fury), mas esta era apenas uma fachada de algo muito maior , este experimento era uma prova do poder e influência da HIDRA, que já havia sido classificada como organização morta, na verdade estava em plena operatividade, agindo de forma secreta e corrupta em, praticamente, todas as organizações e entidades do Planeta.

Guerra Civil:


Este talvez tenha sido o conflito mais marcante para o Capitão América em todos os tempos. Uma guerra de Super-Seres que poderia resultar no fim da humanidade, dada a imensa quantidade de poder envolvido nesta batalha.
A origem do conflito se deu basicamente porque, devido à sérios danos colaterais de eventos de Super-Seres (entenda-se vilões ou heróis), as pessoas comuns acabavam sendo dizimadas em muitas dessas tragédias. Com a explosão de uma escola por um mutante chamado Nitro e a morte de centenas de crianças e moradores locais, o governo resolve tomar uma medida extrema, regularizar e registrar todos os Super-Heróis conhecidos, para que, sob ordem do governo, fossem autorizados a agir sob os olhos da lei.
Para que isso acontecesse, o governo não mais aceitaria heróis mascarados, todos deveriam revelar suas identidades secretas. Tony Stark (Homem de Ferro) aprova esta medida, vendo o sofrimento das pessoas ao seu redor e prevendo um melhor controle sobre as ações dos Super-Heróis, mas Steve Rogers fica totalmente contra, visando a preservação das identidades secretas para que as famílias destes, ficassem seguras e fora do alvo de maníacos e Super-Vilões.


Essa divergência de opiniões gerou duas facções em contradição, o lado Pró-Registro e o lado Contra-Registro, o que resultou em um conflito global entre Super-Heróis. Homem de Ferro e Capitão América eram os líderes de cada lado e entraram em um combate mortal entre si. Este conflito é retratado na icônica HQ Guerra Civil de Mark Millar e Steve Mcniven de 2006.

Conclusão:

O Capitão América é um dos Super-Heróis mais poderosos de todos os tempos. Sua trajetória real atravessa gerações assim como a ficção de sua história. Desde sua criação por Joe Simon e o gênio dos quadrinhos Jack Kirby em 1940 até hoje, Steve Rogers se mantem como um dos maiores exemplos de fidelidade, dedicação e compromisso com a justiça e a liberdade de mundos e povos a que defende.




Mais uma vez, agradeço pela leitura! Obrigado a todos! Grande abraço.

Um comentário:

  1. Oi Luiz, que post incrível! Adorei conhecer o Capitão América! Ele é o herói favorito do meu Caetano que está entrando agora nesse universo dos super-heróis! Parabéns pelo blog! Um abraço.

    ResponderExcluir