quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Wolverine

O baixinho mais invocado da cultura pop! Mas não se deixe levar apenas pela altura deste mutante, Wolverine é um dos personagens mais letais da história das HQ's.  Isso porque apresenta características muito peculiares que o transformam em um ser único no Universo Marvel, como suas clássicas garras afiadas de adamantium que se projetam de seu antebraço, o tornando assustadoramente ameaçador para seus inimigos, sem contar com seu fator de cura, que é capaz de cicatrizar ferimentos gravíssimos ao corpo do mutante, além de garantir uma invejável longevidade ao seu organismo (Wolverine envelhece de forma lenta). Quando Wolverine entra em cena em uma luta, raramente sai derrotado, deixando seu oponente com severos cortes, ou, em pedaços.

Seu nome é Logan, mas ja foi chamado de muitos nomes durante sua vida, como, James Howlett, Caolho, Morte e Arma X, isso porque Wolverine supostamente pode ter vivido por mais de um século e meio vagando por diversos lugares do mundo. Seu passado é um mistério, até para ele próprio, pois sofreu aminésia no processo de introdução de adamantium em seu corpo, sofrendo o trauma da experiência secreta que resultou em suas garras. Nos cinemas é atribuído que nasceu com garras ósseas e posteriormente foram revestidas com o metal, mas neste humilde blog iremos focar na originalidade da criação deste personagem mantendo o mistério envolto de seu passado e não possuindo garras ósseas de nascença.



No projeto chamado Arma X, Wolverine em uma época desconhecida de seu passado, foi capturado e levando à força para o laboratório secreto. Já havia sendo alvo dos sequestradores há um bom tempo, por ser um mutante único em sua espécie, apresentando interessante poder e resistência. Supostamente a pesquisa foi financiada pelo Governo, para criar a arma definitiva de combate.

O final desta experiência termina em tragédia, onde todos que participavam deste trabalho morrem no local e Logan acaba fugindo, vivendo solitário nas florestas do Canadá como um animal, sem memória e com garras.




Wolverine, Integrante dos X-Men:



Logan foi descoberto pelo Professor Charles Xavier, fundador da Escola Xavier para Jovens Super-Dotados e criador da Super-Equipe Os X-Men, no qual foi convidado para integrar a equipe, pois o Professor viu em Logan um grande potencial, apesar de seu lado animalesco incontrolável até então. Charles se propôs a ensinar Logan a controlar o seu lado raivoso sem perder o controle e também a desvendar novas informações sobre o seu passado, visto que Charles Xavier é o mutante Telepata mais poderoso do Planeta.

Com o tempo, Logan adquiriu confiança no trabalho do Professor e se tornou um de seus mais fiéis mutantes em suas missões para defender a humanidade. Mas Logan apresenta um gênio bastante peculiar, ele gosta de ficar sozinho, este comportamento muitas vezes provém de seu lado animalesco e sempre foi acostumado a resolver tudo sozinho (na sua vida nunca encontrou alguém que se propusesse a ajudá-lo como o Professor Xavier), por esses motivos já entrou em atrito com diversos colegas X-Men, como Ciclope e Gambit.

Faz imenso sucesso com as mulheres, sejam elas pessoas comuns ou X-Men, dado seu jeito desinibido e também cafajeste, flerta com mulheres mas também as defende a todo custo, demonstrando uma atitude que cativa a maioria delas. Entre as suas maiores paixões estão Jean Grey (esposa de Ciclope, que luta para afastar seus sentimentos pelo mutante) e Mariko (com quem foi casado), mas também  já foi admirado por Tempestade e Jubileu.

Dentes de Sabre:


O pior inimigo de Wolverine, uma fera incontrolável, assassina e implacável contra Logan. Obcecado em matá-lo, Victor Creed  nunca perde uma oportunidade de caçá-lo. O passado deste personagem é tão nebuloso quanto o de Wolverine, dotado de Fator de Cura assim como o X-Men, Dentes de Sabre também apresenta a capacidade de envelhecimento retardado e, possivelmente, conviveu e enfrentou Logan por várias décadas no passado. Credita-se a Creed o assassinato da então esposa de Logan, a japonesa Mariko, apenas como provocação para libertar o pior de Wolverine, o seu lado animal descontrolado, querendo torná-lo, novamente, uma fera irracional, mas não obtendo sucesso neste plano maligno, é quase morto por Wolverine e foge para recuperar de seus ferimentos.


Dentes de Sabre é um dos maiores psicopatas e mercenários dos quadrinhos, possuindo um ódio incontrolável por Logan, apresenta além de seu incrível Fator de Cura, alta resistência, força sobre-humana e garras afiadíssimas nas mãos, o tornando um mutante a ser temido por todos, dado o tamanho de sua força e brutalidade. Um retrato do passado tenebroso de Wolverine que insiste em persegui-lo.


O Velho Logan:

Esta história impressionante do final da carreira de Wolverine, explora o que aconteceria ao mutante, que possui um Fator de Cura tão forte, retardando seu envelhecimento por eras, se tornando velho, aparentemente com quase sessenta anos para um homem comum.


Obviamente, Logan vive em um futuro distante (aproximadamente 50 anos se passaram) e luta para manter uma vida normal, possui uma esposa e filhos, vive em uma pequena região rural que sofre com a seca prolongada e ainda tem que pagar impostos severos no final de cada mês. Neste futuro, os vilões dominaram o mundo e derrotaram praticamente todos os Super-Heróis, restando apenas Logan e outros que se refugiaram em locais isolados.


Logan não usa mais o nome de Wolverine e, desde então, nunca mais usou suas garras novamente. Isto aconteceu por um trauma enorme que carrega consigo do passado, " o dia que Wolverine morreu", como ele mesmo se dirige ao acontecido. É um mistério para todos, inclusive sua família.

 Logan se vê obrigado a fazer uma viajem pelos EUA dominados pelos Super-Vilões para conseguir dinheiro para os impostos e proteger a quem ama em casa. O mistério sobre Wolverine aos poucos vai sendo revelado e, com ele, sua raiva vai sendo testada ao limite, diante da violência, hipocrisia e ignorância humana que encontra pelo caminho. Era apenas uma questão de tempo até que Logan não conseguisse mais prender o Wolverine em seu ser

. Esta história é narrada na genial HQ Wolverine - O Velho Logan (Old Man Logan) escrita por Mark Millar e desenhada por Steve McNiven de 2008.


Conclusão:

Como o personagem mesmo diz, " Eu sou o melhor no que faço e o que faço não é nada legal." Wolverine pode ser testado até o limite de seu ser, pode ser dilacerado, humilhado, pode perder algumas batalhas que enfrenta, mas uma coisa é certa, sempre estará ao lado dos que são oprimidos e rejeitados, assim como ele já foi. Caso o tormento de seu passado não se curar, ou seu Fator de Cura não for o bastante para uma cicatrização, mesmo assim, o Wolverine deverá estar preparado.

3 comentários: